Gato sagrado dos reis de Sião
- Tamanho: 15 a 20 cm (considerado médio)
- Peso: 2 a 6 kg
- Tipo físico: Bastante esguio, pernas longas e elegantes
- Cabeça cuneiforme, ou seja, em forma de triângulo.
- Focinho longo e reto
- Orelhas pontudas e bem posicionadas na cabeça
- Cores: branco, com manchas pretas ou acinzentadas na face, nas orelhas, patinhas e cauda.
- Pelagem: curta, com fios finos e brilhantes
Origem
Há evidências de que a raça siamesa tenha surgido entre os anos 1351 e 1767. Foi desenvolvida no que é hoje a Tailândia, na antiga região do Reino de Ayutthaya. Essa área era então chamada de Reino de Siam, o que deu origem ao nome “siamês” para essa adorável raça de gatos.
Os gatos siameses têm uma história real.
Foram criados e adorados pelos reis tailandeses no passado, considerados tão especiais que eram guardados em templos e tratados com grande devoção.
Comportamento & Personalidade
O Siamês é um gato independente, curioso e aventureiro, sempre em busca de novidades em seu território.
Possui uma capacidade excepcional de socialização. Graças à sua familiaridade com a interação humana, esses gatos tendem a ser receptivos e desfrutam dos carinhos e da companhia de seus tutores
São entusiastas das brincadeiras, por isso, precisam de um ambiente repleto de brinquedos e obstáculos para explorar.
Curiosidades
Siameses são raros!
O gato Siamês original é muito raro hoje em dia, principalmente no Brasil.
O mais famoso dos gatos domésticos!
Os gatos siameses também já fizeram sucesso na tv.
A raça foi representada no clássico da Disney, A Dama e o Vagabundo. No filme, a cadelinha Lady sofre alguns perrengues quando precisa passar alguns dias na casa de dois siameses manipuladores, “Si” e “Am”.
Saúde
Uma raça considerada saudável por causa da sua natureza ativa e brincalhona.
Mas, como em qualquer raça, eles são suscetíveis a algumas condições genéticas mais comuns. Entre elas, destacam-se doenças respiratórias, como asma e doença brônquica, problemas cardíacos e questões renais, como obstrução nasal e cálculos na bexiga.
Além disso, uma preocupação específica é a amiloidose, que requer acompanhamento veterinário devido ao acúmulo de proteína amilóide em órgãos, frequentemente afetando rins e fígado em gatos siameses.
A higiene desempenha um papel importante na manutenção da saúde do siamês, com escovação regular para controlar pelos soltos e evitar bolas de pêlo.
Devido ao pelo curto, eles precisam de banhos regulares, logo, o tutor deve acostumar o gatinho a tomar banho ainda filhote.
Atenção com o peso!
Por causa do seu corpo esguio e muscular, os siameses ganham peso com facilidade. Por exemplo, podem ganhar peso visivelmente após um único dia comendo demais. É imperativo observar sua dieta com cuidado, especialmente porque suas pernas longas e finas não são feitas para suportar um corpo muito gordo.
O exercício regular, seja por meio de brincadeiras ou brinquedos interativos, é fundamental para manter o gato mentalmente estimulado e fisicamente ativo.
Você precisa fazer login para comentar.